Eu não faço Vinhoto
A Linha de vinhos estruturados e clássicos da Seis Mãos


Um vinho com história
Vinhoto é um termo pejorativo e muito utilizado para denominar um vinho mais fraco que era feito antigamente. A cultura da Serra Gaúcha sempre foi de cada família fazer seu vinho e ao final da fermentação, quando o vinho era separado do bagaço, pelo fato de não haver prensas, o bagaço ficava molhado contendo ainda a "essência" da uva. Para não desperdiçar, o vinho puro ia para uma barrica e somente era consumido após a crescente de Lua de Setembro. Já o bagaço molhado era adicionado de água e açúcar para refermentar e fazer um vinho mais ralo, pouco ácido e sem dulçor, conhecido como Vinhoto. O consumo do Vinhoto começava logo após o término da fermentação e muitas vezes este produto avinagrava antes mesmo do vinho puro ficar pronto, sendo direcionado para a produção do vinagre.
Aconteceu assim:
Quando contei para meu Tio Moacir que iria registrar
a vinícola, ele me presenteou com alguns tanques pequenos e para agradecê-lo, convidei ele para fazer
um vinho comigo. Comprei as uvas que ele me disse gostar mais, dentre elas a Merlot. Quando estávamos desengaçando a Merlot, parou um desconhecido na porta da vinícola e perguntou "E ai? Estão fazendo um vinhoto?". Meu tio prontamente rebate com entonação
e gestos que barravam a entrada do senhor na vinícola dizendo "tu não entra aqui, porque eu não faço vinhoto!!!"


A frase é cheia de orgulho e respeito pelo trabalho que fazemos. Então, em homenagem ao meu tio que acreditou na Seis Mãos, lançamos a linha de vinhos clássicos e estruturados com uvas de Monte Belo do Sul.
O Eu Não Faço Vinhoto Blend 2022 é um corte das variedades Merlot, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, que fermentaram em barris de Carvalho Francês e estagiaram nas barricas da mesma madeira por 10,5 meses. É um vinho mais estruturado, redondo e macio, com notas de café e especiarias, que mostra o potencial do nosso terroir em também elaborar bons vinhos tintos aplicando técnicas de manejo focadas em maior qualidade de fruto.
Em Monte Belo do Sul, embora o clima seja favorável ao vinho branco e espumante, Eu Não Faço Vinhoto demonstra o potencial dos vinhos tintos encorpados da região.


Eu não faço Vinhoto
O Eu Não Faço Vinhoto Blend 2022 é um corte das variedades Merlot, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, que fermentaram em barris de Carvalho Francês e estagiaram nas barricas da mesma madeira por 10,5 meses.
É um vinho mais estruturado, redondo e macio, com notas de café e especiarias, que mostra o potencial do nosso terroir em também elaborar bons vinhos tintos aplicando técnicas de manejo focadas em maior qualidade de fruto.